segunda-feira, 11 de abril de 2011

RAMO LOBINHO






RAMO LOBINHO
O Ramo Lobinho é um dos ramos do Movimento Escoteiro. O Ramo lobinho abrange crianças, meninos e meninas na faixa etária de 7 a 11 anos.
O lobismo estimula o crescimento de cada ser humano como indivíduo que é. Aos velhos lobos cabe conciliar esta individualidade à unidade do grupo social que a Alcatéia representa.
Tanto o menino quanto a menina têm características e necessidades semelhantes nesta faixa de idade. As pequenas diferenças que surgem são de origem cultural ou social. O desenvolvimento do lobismo como os demais Ramos do Movimento Escoteiro deve ser fiel aos Princípios e Métodos criados pelo fundador Baden-Powell.


AS CARACTERISTICAS TIPICAS DA IDADE
Grande energia física: temos que desviar essa energia para atividades onde elas sejam gastas tornando mais suave a disciplina da Alcatéia como um todo.

Gosto pela natureza e o ar livre: a medida que a criança aprende a observar uma flor, a cor da asa da borboleta, ouvir o canto dos pássaros, ela se sente pertencente a esse meio. Ela passa então a perceber o quanto cada ser é importante na corrente da terra.

Imaginação: a criança nesta fase é capaz de transformar gravetos em espadas, jornais em tapetes mágicos. Ela se identifica ainda com os super-heróis. Devemos como velhos lobos extrair o que há de bom nestas figuras, pois é através disto que eles conseguirão mais tarde distinguir o bem do mal e conscientemente escolher o bem como meta.

Egocentrismo: por serem tratados pelos adultos como centro das suas atenções as crianças se acham como o centro do mundo. Ao chegarem na Alcatéia eles terão que dividir a atenção dos chefes com os outros lobinhos e isso pode ser um impacto forte para eles.

Medir suas potencialidades: tudo é novo e a cada dia ele se descobre mais forte, mais livre, o desafio passa a ser constante. À medida que a criança vence os desafios que ela mesma se propõe, vai fortalecendo em si a auto-confiança.

Bom humor: é predominante na maior parte do tempo. O lobinho facilmente esquece um machucado ou uma briga se lhe oferecemos carinho e atividade.
Estas características são desenvolvidas através da formação que o lobismo proporciona. Os jogos, por exemplo, estimulam a sua grande energia física e a possibilidade de medir suas potencialidades.
Através das histórias estimulamos sua imaginação; os acampamentos e excursões proporcionam o contato com a natureza.
E no dia a dia da Alcatéia, através de suas leis, desenvolvemos o bom humor e o egocentrismo.
Enfim, o propósito do lobismo é contribuir para que o lobinho possa vir a se tornar um jovem responsável pelo seu próprio desenvolvimento, ajudando-o a desenvolver suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais.

SIMBOLOS DO RAMO LOBINHO

Lema
O Lema do Ramo Lobinho é “MELHOR POSSÍVEL”.

Totem
O Bastão-Tótem é um bastão encimado por uma cabeça ou corpo inteiro de lobo, que constitui um símbolo representativo da história da Alcatéia.
As Matilhas não usam bandeirolas como os escoteiros. Em seu lugar entra justamente o Bastão-Tótem. Ele é utilizado principalmente nas cerimônias e no Grande Uivo. Sempre que um Lobinho ou Lobinha alcançar um distintivo, como por exemplo uma especialidade, será fixada uma marca no Bastão-Tótem. Do mesmo modo, outros fatos importantes da vida Alcatéia podem ser indicados no mesmo.

Matilha
A Alcatéia é dividida por unidades denominadas Matilhas, cada uma com quatro a seis crianças, as quais constituem as equipes de trabalho e de jogos, sem atingir, contudo, o grau de estratificação e de desenvolvimento recomendado para o Sistema de Patrulhas, adotado nos Ramos Escoteiro e Sênior.
O Lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas, que se distinguem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. Geralmente, as Matilhas são designadas como Matilha Preta, Matilha Cinza, Matilha Branca e Matilha Vermelha; outras alternativas são Matilha Marrom e Matilha Amarela.
As Matilhas não usam bandeirolas. O símbolo representativo da história da Alcatéia é o bastão-totem, encimado por uma cabeça ou corpo inteiro de lobo, usado principalmente nas cerimônias e no Grande Uivo.


O GRANDE UIVO

Realizado nas cerimônias de abertura e de encerramento das atividades da Alcatéia. Conforme Manual do Lobinho de B.P, o Grande Uivo tem um triplo significado: Dão boas vindas ao Velho Lobo e ao mesmo tempo declaram que estão prontos a obedecer ao seu comando, e relembrar a sua promessa.
A Alcatéia está em círculo de parada com o escotista (representando o Akelá do fundo de cena) no centro do círculo. Quando o escotista der o sinal para começar, estendendo os braços lateralmente (com as mãos espalmadas para baixo e dedos unidos), todos os lobinhos ficam firmes, em silêncio e atentos.
Os assistentes da Alcatéia se colocam por fora da roda, atrás do Akelá, mantendo-se em posição e acompanhando a cerimônia sem qualquer gesto. Quando o Akelá abaixar os braços até ficar em posição firme, os lobinhos também abaixam, acompanhando este movimento. Eles ficam de cócoras sobre os calcanhares tendo os joelhos afastados, os dedos indicadores e médios unidos e voltados para baixo. Quando estes tocam o solo entre os pés, dizem juntos e com ritmo:
"A-ke-lá, fa-re-mos-o-me-lhor!"

Depois disso os lobinhos saltam, como uma mola, com energia e ficam de pé no mesmo lugar. Colocam uma mão de cada lado da cabeça, mantendo os dedos indicadores e médios unidos e apontados para cima, como as orelhas do lobo em alerta.

A criança que estiver na frente do Akelá olha sucessivamente para cada matilha e pergunta bem alto:"Melhor, melhor, melhor, melhor?" (Como que dizendo: Vocês, de cada matilha, farão o melhor possível?). Os lobinhos então, após o quarto melhor, abaixam a mão esquerda, mantendo a direita em saudação,agora com os dedos abertos e dizem:"Sim, melhor, melhor, melhor, melhor!"

Ao mesmo tempo em que os lobinhos fazem a saudação, o Akelá também fará a saudação dos lobinhos. Terminada a última fala, os lobinhos ficam em posição firme, enquanto o Akelá deseja "Boa caçada para todos!".



SIGNIFICADO DAS CERIMÔNIAS


GRANDE UIVO
Significa uma forma de mostrar que os Lobinhos estão prontos para obedecer às ordens do Akelá e, mais do que isso, fazê-lo da forma Melhor Possível! Assim, é também uma forma de não se esquecer da sua Promessa e dar boas vindas ao Akelá. Esta cerimônia lembra as reuniões da Roca de Conselho, onde o Akelá ficava sobre a pedra e os Lobinhos à sua volta, prontos e fiéis para cumprirem as suas ordens.


CAÇA LIVRE
Significa que a partir deste momento os Lobinhos caçarão sozinhos, sem a liderança do Akelá, por esse motivo deve ser feita somente no final da atividade, realmente no momento em que o chefe da Alcatéia deixa de exercer vigilância sobre os Lobinhos, desenvolvendo assim um sentimento de responsabilidade.


A PROMESSA
Além do significado primeiro que é o compromisso assumido que resulta na entrada do membro na fraternidade escoteira, o Lobinho tem o seu lado romântico que é analógico ao tema da Jângal, ou seja, ele passa ser um lobo, ele ingressa na Alcatéia de Seeonee e passará a viver de acordo com as suas leis e sob a liderança do Akelá.


A PASSAGEM DO LOBINHO
É a cerimônia em que o lobinho deixa a Alcatéia para ir para a Tropa Escoteira. É momento de crescimento e amadurecimento da criança, mais também de muita alegria e satisfação pelo crescimento do jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário