quarta-feira, 18 de maio de 2011

O LENÇO ESCOTEIRO

O LENÇO ESCOTEIRO
O Lenço Escoteiro é umas das peças mais importante do Uniforme Escoteiro. Ele representa o grupo e seu compromisso com o escotismo. O lenço escoteiro é um pedaço de tecido de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo. A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Robert Baden-Powell por ter dimensões muito próximas as de ataduras triangulares muito usadas em primeiros socorros. No Brasil o lenço escoteiro deve ter catetos medindo de 60 a 75cm, sendo os grupos escoteiros responsáveis por suas cores e emblema. Todas as unidades estaduais e a unidade nacional da UEB possuem lenços próprios. O lenço nacional, usado em cerimônias e eventos internacionais, é azul e tem por emblema o cruzeiro do sul bordado em branco.
O LENÇO DE GIWELL
O Lenço de Giwell é um dos mais antigos lenços escoteiros do mundo, adquirido ao se completar as etapas da insígnia de madeira (curso treinamento de chefes escoteiros).
OUTRAS UTILIDADES DO LENÇO ESCOTEIRO
Além de uma importante peça do traje e de representar a identidade de cada Grupo, o lenço Escoteiro tem outras utilidades. Conheça algumas:
Para pegar uma panela quente.
Depois de molhado, como protecção contra fumo ou pó.
Rapidamente pode substituir aquele pedaço de sisal que não encontrar
Em dezenas de jogos escoteiros
Como tipóia
Com jeito, pode fazer um saco ou bolsa
Para sinalizar à distância ou chamar a atenção
Para treinar nós
Como atadura temporária
CURIOSIDADES
Durante muitos anos, os lenços dos escoteiros eram quadrados, dobrados em triângulo e depois enrolados. Na lista de material individual pedido aos rapazes de Brownsea, constava um lenço, preferencialmente de cor verde escuro. Nas pontas, é tradição dar-se um nó simples para lembrar a Boa Acção diária. O termo em inglês para o nosso lenço é “neckerchief” ou “scarf” Só por volta de 1923 é que se tornou hábito usar uma anilha nos lenços, pois, até aí, era simplesmente usado um nó tipo gravata. Os escoteiros americanos só começaram a usar o lenço no uniforme a partir de 1920. No Brasil, cada grupo tem um
Extraído do site: www.aimores.org.br